APELA assinalou dia Mundial da ELA destacando papel dos Cuidadores
No dia 21 de junho comemorou-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica. A exemplo de anos anteriores, a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) assinalou esta data com várias iniciativas, que decorreram em Lisboa e no Porto, entre 17 e 24 de junho de 2023.
Este ano, a associação dedicou a comemoração da efeméride a todos aqueles que investem tantas horas do seu tempo a cuidar de quem amam e a melhorar a sua qualidade de vida. Sob o mote “Cuidar de quem Cuida”, foram proporcionados momentos de partilha entre doentes, cuidadores e profissionais de saúde.
Aula de movimento e postura, sessão de relaxamento e massagem, sessão de capacitação de cuidadores e uma aula de relaxamento para os cuidadores foram algumas das iniciativas organizadas.
Para assinalar esta data, e também os 25 anos da APELA, foram também largados dezenas de balões com mensagens simbólicas, para além da realização de um convívio entre todos aqueles que quiseram participar.
Teresa Moreira, diretora executiva da APELA, realça o papel que os cuidadores têm, pois são eles que acompanham os doentes em todas as tarefas no dia-a-dia, dando-lhes não só o apoio físico necessário, como emocional.
“É um trabalho essencial que é prestado. São estes cuidadores que garantem que a pessoa com ELA se mantém estável, com qualidade de vida e com um projeto que dê sentido a cada um dos seus dias, que deverão ser vividos com autonomia e dignidade”, acrescenta.
Teresa Moreira deixou ainda um “agradecimento especial” a todos os que puderam estar presentes neste dia tão importante, bem como “a todos aqueles que nos ajudam a proporcionar os melhores cuidados aos doentes e ao seu círculo de apoio”.
Juntos, conseguimos fazer a diferença!