APELA – Associacao Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrofica Apela

Circles

BRAINTEASER: Monitorizar, Capacitar e Prever a progressão da ELA e da EM em domicílio

BRAINTEASER é o nome que dá voz a um projeto internacional que pretende encontrar na inteligência artificial uma forma segura e próxima de acompanhar pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e com Esclerose Múltipla (EM) em domicílio.

O desafio ao qual se propõem os 11 parceiros envolvidos, liderados pela Universidade Politécnica de Madrid, passa pelo recurso a sistemas de Inteligência Artificial (IA) para que através dos dados recolhidos de pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla (EM) e com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) seja possível tornar mais eficiente e eficaz a monitorização dos pacientes e desenvolver modelos capazes de prever a progressão da doença.

O projeto arrancou a 1 de Janeiro de 2021, mas foi no passado dia 28 de Janeiro que iniciou as suas atividades operacionais com um encontro que reuniu os diversos parceiros do projeto, num consórcio multidisciplinar no qual estiveram presentes academia, indústria, clínicas e setor social de seis países europeus.

Portugal participou, representado por Mamede de Carvalho, Médico Neurologista, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.

De acordo com o Investigador, também Presidente do Conselho Científico da APELA, este projeto representa “um esforço integrado de parceiros com competência na análise dados utilizando algoritmos de inteligência artificial, associado a investigadores da área clínica, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes, pela sua monitorização com sensores, no seu ambiente, de forma continua e confortável, antecipando o futuro”.

A ELA e a EM são doenças distintas no que diz respeito ao quadro clínico, a evolução, ao prognóstico e ao plano terapêutico, mas ambas têm impacto na qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares e cuidadores.

A alternância entre os cuidados hospitalares e os cuidados domiciliários, aliada à incerteza, ao desconhecimento e à imprevisibilidade da doença são fatores que justificam a necessidade de metodologias e ferramentas capazes de apoiar a pessoa com ELA e a sua família nas diversas fases do tratamento. Através deste projeto pretende-se contribuir para que os profissionais de saúde tenham consigo informações tão personalizadas quanto possível, para poderem tomar as melhores decisões em cada intervenção e ao longo do acompanhamento dos doentes.

Durante os quatro anos do projeto, o estudo BRAINTEASER envolverá 300 pacientes inscritos nos quatro centros clínicos participantes localizados em Itália, Espanha e Portugal. Os pacientes serão monitorizados através de sensores e aplicações de telemóvel, o que contribuirá também para uma maior capacitação e autogestão da doença.

Barbara Di Camillo, BRAINTEASER Gerente Científica e Técnica e Professora Associada do Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Padova, sublinha “por intermédio de um sistema simples de sensores e aplicações móveis, pretendemos levar as vantagens da inteligência artificial diretamente ao paciente, integrando modelos para previsão de risco de curto e de longo prazo, sem descurar o auxílio à decisão clínica e à prevenção”.

Em Portugal, os doentes seguidos na consulta de ELA do Hospital de Santa Maria-Centro Hospitalar Universitário Lisboa-Norte serão convidados a participar, no respeito dos critérios de inclusão e exclusão a serem aprovados pela Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa.

Informação complementar:

Acrónimo do projeto: BRAINTEASER

Título completo: BRinging Artificial INTelligencE home for a better cAre of amyotrophic lateral sclerosis and multiple SclERosi

Data de início: 1 de janeiro de 2021

Duração: 48 meses

Orçamento: € 5.889.190

Coordenador: Universidad Politécnica de Madrid

Consórcio BRAINTEASER

Universidad Politécnica de Madrid (Espanha)

Università degli Studi di Padova (Itália)

FCIÊNCIAS.ID Associação para Investigação e Desenvolvimento de Ciências (Portugal)

Università degli Studi di Torino (Itália)

Instituto De Medicina Molecular – João Lobo Antunes (Portugal)

Servicio Madrileño de Salud (Espanha)

Fondazione Istituto Neurologico Nazionale Casimiro Mondino (Itália)

Preduzeće za informacione tehnologije i elektronsko trgovanje Belit doo (Sérvia)

InSilicoTrials Technologies SpA (Itália)

ECHAlliance Company Limited by Guarantee (Irlanda)

O Conselho Europeu do Cérebro (Bélgica)

Fotografias

Scroll to Top