A APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica está atenta e sensível à situação de calamidade atual, num momento particularmente exigente para o nosso país, marcado por fortes intempéries, instabilidade e dificuldades acrescidas e que afeta particularmente algumas regiões do território.
Temos procurado estabelecer contacto com os agregados familiares das Pessoas com E.L.A. associadas, das regiões críticas, na tentativa de auscultar necessidades e tentar, dentro do possível, apoiar. Estando em contacto igualmente com unidades de saúde, prestadores de cuidados domiciliários (ex. respiratórios), entre outros.
Entre os contactos, já 6 famílias foram apoiadas. Sabemos igualmente que nem todos os doentes com E.L.A. são associados, ou que o contacto com a associação é possível.
Nesse sentido, vimos apelar ao espírito de comunidade e solidariedade, que tanto carateriza e une a APELA, para identificar, junto das Pessoas com E.L.A. e suas famílias, necessidades, e sinalizar o apoio. Perante o qual procuraremos potenciar respostas, sempre que possível, ou articular com outros atuadores e instituições de proximidade.
Estamos profundamente conscientes do impacto que a ELA tem na vida das pessoas e das famílias, frequentemente mais vulneráveis em emergência ou adversidade. Por isso, reiteramos que a APELA permanece plenamente disponível para prestar apoio social, encaminhamento e acompanhamento sempre que necessário. Agora e sempre, pois essa é também a Nossa Missão.
Apelamos, também, à vossa colaboração para que possamos identificar, contactar e chegar a outras pessoas com E.L.A., que possam não estar ainda a ser acompanhadas pela APELA. Caso tenham conhecimento de situações de maior vulnerabilidade, agradecemos que nos informem ou que transmitam os nossos contactos às famílias, para que possamos avaliar a melhor forma de apoiar.
Reiteramos a nossa total disponibilidade e compromisso nestes momentos especialmente desafiadores.
Para pedidos de ajuda, esclarecimentos ou sinalização de situações urgentes, poderão contactar-nos através dos contactos habituais da APELA:
Estamos convosco, com proximidade, solidariedade e compromisso
P’la Direção