Pedro Ramos, Presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), irá participar na Maratona de Chicago, que se realiza em outubro, tendo criado uma campanha na plataforma GoFundMe, com o intuito de angariar fundos para a instituição.
Esta iniciativa tem como objetivo não só angariar fundos vitais para a continuidade do trabalho desenvolvido pela APELA, mas também fortalecer a conexão entre as pessoas e as instituições sociais, promovendo uma sociedade mais solidária e consciente das questões que verdadeiramente importam.
Pedro Ramos destaca a importância das atividades realizadas pela APELA junto dos doentes e das suas famílias, na oferta de serviços de apoio em diferentes áreas como a fisioterapia, a terapia da fala, o apoio psicológico e o acompanhamento nutricional. Além destas valências, a instituição presta assistência social de forma a orientar doentes e cuidadores em questões de saúde pública e segurança social.
A continuidade da APELA, só é possível graças aos donativos e à adesão dos seus 1320 associados.
Com uma atuação de âmbito nacional, a Associação tem espaços físicos onde oferece serviços e apoio, em Lisboa e no Porto, contando com 13 funcionários a tempo inteiro.
Com a missão de sensibilizar e chamar a atenção para esta causa, Pedro Ramos decidiu participar na Maratona de Chicago e aproveitar este evento como forma de angariar fundos para a APELA.
Foram ainda criadas páginas nas redes sociais com toda a informação sobre a iniciativa que permitem acompanhar toda a preparação do presidente da APELA para a Maratona de Chicago.
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100093455767731
https://instagram.com/running_for_apela?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Sobre a APELA
A APELA é uma organização não governamental (ONGPD), sem fins lucrativos com estatuto de IPSS desde 2009 e inscrita no Livro da Saúde. Fundada em 1997, por vontade de um grupo de doentes e cuidadores, com o apoio do Prof. Mamede de Carvalho e da Dra. Sales Luis. Focada em promover a divulgação da doença, representar os interesses dos doentes com ELA e apoiá-los, assim como ao seu núcleo de apoio de forma a maximizar o seu bem-estar.
É uma associação composta por 1300 associados. Dos quais, cerca de 450 são doentes com ELA que recorrem aos seus serviços. Tem uma atuação centrada no apoio direto ao doente com ELA e às suas famílias e cuidadores, através de uma intervenção multidisciplinar que se traduz na estrutura técnica da APELA e por orientações em caminhos facilitadores ou/e de informação de direitos sociais e outros para que a obtenção de respostas mais atempadas, estruturadas e apoiantes, seja possível.