Chegámos ao fim do primeiro Ciclo de Formações Online promovido pela APELA. Iniciámo-lo em Julho com um conjunto de sessões de formação subordinadas a temas distintos mas complementares entre si, que procuraram percorrer algumas das áreas que integram a equipa multidisciplinar que deverá acompanhar a pessoa com ELA ao longo da progressão da sua doença. O conceito de multidisciplinaridade esteve presente em cada uma das sessões e a última não foi exceção.
Ao longo de três horas, a Pneumologista Helena Chaves Ramos e a Fisioterapeuta Cláudia Dias, introduziram temas como a fisiopatologia da insuficiência respiratória, o recurso à VNI, a opção pela traqueostomia e a necessidade de preparar o cuidador para saber lidar com a problemática respiratória, tendo como pano de fundo o papel que uma equipa multidisciplinar deverá ter na condução de cada um destes processos.
A abordagem aos cuidados respiratórios na ELA, foi uma sessão que cruzou no mesmo ecrã a dimensão teórica e a componente prática de uma realidade que se faz, cada vez mais, a duas vozes: a voz dos profissionais de saúde e a voz da pessoa doente, enquanto indivíduo capaz de decidir sobre a sua vida e sobre a forma como quer viver a sua doença. Num diálogo permanente com a experiência dos dias, que encontrou no recurso a casos clínicos uma forma de ilustrar os fragmentos de um conjunto de experiências que se criam na malha das escolhas, a última formação deste primeiro ciclo centrou-se no essencial: a pessoa com ELA.
A APELA agradece:
- Às formadoras Cláudia Dias e Helena Chaves Ramos, pelo seu compromisso com esta causa e pela forma dedicada como se empenharam na preparação e concretização desta sessão de formação;
- Aos 34 participantes que nos acompanharam ao longo destas três horas de formação;
- À Academia Linde Saúde, nas pessoas da Marta Rodrigues e da Tânia Leite, pelo apoio na gestão da plataforma na qual teve lugar a sessão;
- À Fundação La Caixa, entidade que financiou o projeto no âmbito do qual tornámos possível este ciclo de formações.