O que é a Ventilação Não Invasiva (VNI) e qual a sua importância no plano terapêutico de uma pessoa com ELA? Quando deve ter início a VNI? No âmbito dos cuidados respiratórios, que tipo de acompanhamento é que a pessoa com ELA deverá ter por parte dos profissionais de saúde, quer em contexto hospitalar, quer em domicílio? Quais as vantagens e desvantagens entre a telemonitorização e a intervenção presencial? Quais os desafios da telemonitorização no acompanhamento deste público em particular? De que forma podemos perspetivar o acompanhamento da pessoa com ELA durante e depois da pandemia?
Estas e outras questões marcaram o ReAgir desta semana, já disponível AQUI.
Uma sessão que contou com o contributo de Anabela Pinto, Médica Fisiatra no Air Care Center-Linde Healthcare e Investigadora no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, e com a moderação de Filipe Gonçalves, Fisioterapeuta na APELA.
Espreite as emissões anteriores, aqui:
O isolamento social e o seu impacto na gestão do diagnóstico de ELA, com Eduardo Carqueja e Marlene Pereira
A Fisioterapia antes, durante e depois da pandemia, com Ana Menezes e João Cabrita
O Olhar dos Cuidados Paliativos, com Edna Gonçalves e Teresa Moreira
Os Direitos Sociais da Pessoa com ELA, com Teresa Guia e Filomena Borges
Sobre o ReAgir em tempo de Covid-19
O que é
ReAgir em tempo de Covid-19 é uma rubrica criada pela APELA, ao abrigo do projeto financiado pela Fundação La Caixa, que consiste num conjunto de entrevistas e sessões em formato webinar, que se propõem conhecer a complexa problemática que circunda o diagnóstico de ELA, nas suas diversas dimensões, nomeadamente no contexto da atual pandemia por Covid-19.
Na voz de profissionais de saúde e da área social conheça as intervenções terapêuticas e os direitos sociais da pessoa com ELA, bem como os desafios de uma intervenção à distância. Partilhe connosco as suas dúvidas.
Para quem
Para Pessoas com ELA, Cuidadores e Profissionais de Saúde.
Como
Em direto e à distância, num formato interativo.
Onde
Online (live-streaming; gravação disponibilizada posteriormente).
Investimento
Disponibilização gratuita.
Caso queira fazer um donativo e ajudar a APELA a dar continuidade a este ou a outros projetos poderá fazê-lo via:
MBWAY: 968 356 350
Transferência Multibanco: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6