Na ELA, a gradual perda de força dos músculos respiratórios (inspiratórios e expiratórios), tem implicações na capacidade de colocar e tirar o ar dos pulmões, provocando uma sensação de falta de ar que exige o recurso à Ventilação Não Invasiva (VNI).
A sua importância (e imprescindibilidade) no plano terapêutico de uma pessoa com ELA; o tipo de acompanhamento que o paciente deverá ter no âmbito dos cuidados respiratórios por parte dos profissionais de saúde, quer em contexto hospitalar, quer em domicílio; e as alterações que este acompanhamento pode ter tido no contexto da pandemia são alguns dos aspetos que serão discutidos na conversa da próxima semana, na voz de Anabela Pinto, Médica Fisiatra no Air Care Center-Linde Healthcare e Investigadora no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, moderada por Filipe Gonçalves, Fisioterapeuta na APELA.
Esta sessão não será transmitida em direto, sendo partilhada a sua gravação no dia 3 de Junho.
Envie-nos as suas questões sobre este tema para comunicacao@apela.pt para que possamos considerá-las no espaço de perguntas e respostas.
Espreite as emissões anteriores, aqui:
O isolamento social e o seu impacto na gestão do diagnóstico de ELA, com Eduardo Carqueja e Marlene Pereira
A Fisioterapia antes, durante e depois da pandemia, com Ana Menezes e João Cabrita
O Olhar dos Cuidados Paliativos, com Edna Gonçalves e Teresa Moreira
Os Direitos Sociais da Pessoa com ELA, com Teresa Guia e Filomena Borges
Sobre o ReAgir em tempo de Covid-19
O que é
ReAgir em tempo de Covid-19 é uma rubrica criada pela APELA, ao abrigo do projeto financiado pela Fundação La Caixa, que consiste num conjunto de entrevistas e sessões em formato webinar, que se propõem conhecer a complexa problemática que circunda o diagnóstico de ELA, nas suas diversas dimensões, nomeadamente no contexto da atual pandemia por Covid-19.
Na voz de profissionais de saúde e da área social conheça as intervenções terapêuticas e os direitos sociais da pessoa com ELA, bem como os desafios de uma intervenção à distância. Partilhe connosco as suas dúvidas.
Para quem
Para Pessoas com ELA, Cuidadores e Profissionais de Saúde.
Como
Em direto e à distância, num formato interativo.
Onde
Online (live-streaming; gravação disponibilizada posteriormente).
Investimento
Disponibilização gratuita.
Caso queira fazer um donativo e ajudar a APELA a dar continuidade a este ou a outros projetos poderá fazê-lo via:
MBWAY: 968 356 350
Transferência Multibanco: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6