A APELA participou na iniciativa "Noites contra o COVID-19”, inserida no âmbito de um ciclo de webinars promovido pelo projeto COVID19PTCiência que junta a plataforma Evidentia Médica, a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a UpHill).

O tratamento e acompanhamento de doenças raras em tempos de COVID-19", foi o tema em debate no webinar do passado dia 27 de Maio, que pode ser visualizado AQUI.

A APELA procurou promover uma reflexão sobre o impacto que este surto está a ter sobre a pessoa com ELA, sem deixar de partilhar alguns dos desafios com os quais tem sido confrontada no seguimento do surto por Covid-19. A necessária suspensão dos serviços presenciais nas instalações da Associação e a imprescindibilidade de lhes dar continuidade à distância, é uma das preocupações da APELA, às quais acresce a apreensão relativamente à constatação da escassez de recursos técnicos e humanos no âmbito da prestação de cuidados em domicílio, particularmente evidentes e problemáticos durante o estado de emergência. A necessária alteração e reorganização do funcionamento das estruturas hospitalares, com impacto no tempo e no espaço criados para dar uma resposta atempada e ajustada às necessidades de pessoa com ELA, será também foco de uma atenção ao longo da sessão.