De que forma é que o confinamento experienciado durante a pandemia afeta a gestão das perdas por parte da pessoa com ELA e toda a dinâmica familiar entre a pessoa com ELA e o seu cuidador? Que questões se levantam, que aspetos não devem ser secundarizados, quando pensamos nas alterações que a conjugalidade pode sofrer com esta situação de confinamento e de isolamento social? A expressão do afeto entre pessoa com ELA e o seu cuidador, familiar ou profissional de saúde pode ser afetada com esta situação? Como garantir que o [gesto] ausente está presente? Quais os sinais aos quais doentes e cuidadores devem estar atentos, para garantir que a sua saúde mental e emocional não é drasticamente afetada como consequência dos sentimentos de medo e ansiedade provocados por esta pandemia?

Estas e outras questões marcam a conversa desta semana, que conta com o contributo de Eduardo Carqueja, Psicólogo, Doutorado em Bioética, Diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ, responsável pela consulta de Cuidados Paliativos e Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e com a moderação de Marlene Pereira, Psicóloga na APELA.

Para ver e ouvir AQUI.

Espreite as emissões anteriores, aqui:

A Fisioterapia antes, durante e depois da pandemia, com Ana Menezes e João Cabrita

O Olhar dos Cuidados Paliativos, com Edna Gonçalves e Teresa Moreira

Os Direitos Sociais da Pessoa com ELA, com Teresa Guia e Filomena Borges

Sobre o ReAgir em tempo de Covid-19 

O que é

ReAgir em tempo de Covid-19 é uma rubrica criada pela APELA, ao abrigo do projeto financiado pela Fundação La Caixa, que consiste num conjunto de entrevistas e sessões em formato webinar, que se propõem conhecer a complexa problemática que circunda o diagnóstico de ELA, nas suas diversas dimensões, nomeadamente no contexto da atual pandemia por Covid-19.

Na voz de profissionais de saúde e da área social conheça as intervenções terapêuticas e os direitos sociais da pessoa com ELA, bem como os desafios de uma intervenção à distância. Partilhe connosco as suas dúvidas.

Para quem

Para Pessoas com ELA, Cuidadores e Profissionais de Saúde.

Como

Em direto e à distância, num formato interativo.

Onde

Online (live-streaming; gravação disponibilizada posteriormente).

Investimento

Disponibilização gratuita.

Caso queira fazer um donativo e ajudar a APELA a dar continuidade a este ou a outros projetos poderá fazê-lo via:

MBWAY: 968 356 350

Transferência Multibanco: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6