A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença marcada por perdas contínuas. A sua natureza incapacitante conduz a um confinamento precoce que, em alguns casos, pode prolongar-se por tempo indeterminado. O quadro clínico da pessoa com ELA, a ausência de recursos humanos para proporcionar uma deslocação ao exterior ou os constrangimentos que essa deslocação pode causar, nomeadamente se a acessibilidade física não colaborar, estão entre alguns dos fatores que explicam este confinamento causado pela doença.
Por essa razão, não podemos dizer que o confinamento trazido pela pandemia por Covid-19 seja uma novidade para pessoas que já estavam, de alguma forma, confinadas. Acresce que, a este confinamento, surgiram ainda outras variáveis como o adiamento de consultas, a suspensão de tratamentos e uma capacidade de resposta mais limitada por parte dos profissionais de saúde e das equipas comunitárias que acompanham estes doentes em domicílio, implicando a criação de estratégias de acompanhamento à distância.
Para nos falar sobre estas estratégias, mas também sobre os desafios que lhes estão intrinsecamente associados, contamos com a voz da Dra. Edna Gonçalves, Médica e Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.
A sessão terá lugar no próximo dia 11 de Maio, pelas 16h30.
Para participar deverá fazer a sua inscrição aqui.
No dia 11 de Maio pelas 16h30 pode assistir à sessão aqui (este link só estará disponível no dia 11 de Maio, a partir das 16h30).
Sobre o ReAgir em tempo de Covid-19
O que é
ReAgir em tempo de Covid-19 consiste num conjunto de entrevistas e sessões em formato webinar, que permitem conhecer a complexa problemática que circunda o diagnóstico de ELA, nas suas diversas dimensões, nomeadamente no contexto da atual pandemia por Covid-19.
Na voz de profissionais de saúde e da área social conheça as intervenções terapêuticas e os direitos sociais da pessoa com ELA, bem como os desafios de uma intervenção à distância. Partilhe connosco as suas dúvidas.
Para quem
Para Pessoas com ELA, Cuidadores e Profissionais de Saúde.
Como
Em direto e à distância, num formato interativo.
Quando
4 de Maio 2020 | 16:30-17:30
Onde
Online (live-streaming; gravação disponibilizada posteriormente).
Investimento
Disponibilização gratuita.
Caso queira fazer um donativo e ajudar a APELA a dar continuidade a este ou a outros projetos poderá fazê-lo via:
MBWAY: 968 356 350
Transferência Multibanco: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6