A APELA reabre as suas instalações, sitas em Lisboa e Porto, a partir do próximo mês de Maio.
Esta reabertura será feita de uma forma gradual e faseada, em concordância com as linhas orientadoras que subjazem ao plano de desconfinamento apresentado ontem, dia 30 de Abril, pelo Primeiro-Ministro, António Costa.
Desta forma, no mês de Maio a APELA irá abrir todas as quartas-feiras, entre as 9h00 e as 18h00 (o correspondente aos dias 6, 13, 20 e 27 de Maio).
A assistência a pessoas com ELA e aos seus familiares e/ou cuidadores manter-se-á circunscrita ao aluguer de produtos de apoio, à venda de suplementos nutricionais e ao acompanhamento à distância.
O atendimento seguirá as medidas preventivas e as recomendações gerais da Direção-Geral da Saúde, que preveem o distanciamento social, bem como o uso de máscara, viseira e luvas. A entrada nas instalações de qualquer pessoa que não faça parte dos quadros da APELA não será, para já, possível, razão pela qual os produtos de apoio e os suplementos encomendados, serão deixados junto à entrada da Associação, em hora previamente marcada.
As encomendas para aquisição de suplementos e aluguer de produtos de apoio deverão ser atempadamente dirigidas a:
Maria Martins (Lisboa), através do 931 133 948 ou via email para maria.martins@apela.pt
Teresa Moreira (Porto), através do 924 398 050 ou via email teresa.moreira@apela.pt
Não será possível concretizar a venda de suplementos ou o aluguer de produtos de apoio sem comunicação prévia dessa necessidade e confirmação da respetiva data de entrega.
Este plano será continuamente avaliado, tendo em consideração a evolução da curva e as diretrizes governamentais, fatores que podem implicar um retrocesso ou, pelo contrário, uma maior abertura rumo ao pleno funcionamento.
O apoio a pessoas com ELA, seus familiares e cuidadores manter-se-á à distância, tal como tem acontecido desde o decreto do primeiro estado de emergência.
A APELA agradece a compreensão das pessoas que acompanha, mantendo-se disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Para ler o comunicado integral da Direção da APELA, consulte o documento em anexo.