A Fundação Altice Portugal lançou ontem o "Programa Inclui", que visa tornar a comunicação acessível a todos e colocar a tecnologia ao serviço da acessibilidade e da responsabilidade social.

Com este programa, a Fundação Altice disponibiliza condições especiais para cidadãos portadores de deficiência, doença prolongada ou necessidades especiais, como a disponibilização de serviços, produtos e soluções com condições exclusivas para este segmento.

As condições exclusivas proporcionadas pelo programa incluem um portefólio de produtos (equipamentos e software) desenvolvidos pela Altice e parceiros, que permitem a qualquer pessoa, independentemente da incapacidade, aceder ao telemóvel, computador ou tablet e poder comunicar. A subsidiação de pelo menos 70%, de produtos de acessibilidade que permitem o acesso a equipamentos como telemóvel ou computador para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%. Ou iniciativas para o desenvolvimento e utilização da Língua Gestual Portuguesa e Teleaulas.

A APELA esteve presente no lançamento do Programa, sobretudo na voz de uma das pessoas que acompanha. Paulo Talhadas, diagnosticado com ELA em 2011, mantém a sua autonomia, através do recurso a produtos de apoio à mobilidade e à comunicação, estes últimos adquiridos com o apoio do IEFP e a preço reduzido devido ao apoio da Fundação Altice Portugal. É também através dos Sistemas Aumentativos de Comunicação, que o Paulo mantém a sua atividade enquanto docente e exerce o seu direito a comunicar, mesmo quando a fala ameaça fraquejar.

A APELA agradece ao Paulo o seu testemunho e à Fundação Altice Portugal a forma como tem atuado no momento de garantir que qualquer pessoa pode comunicar, independentemente da condição em que se encontre.