A assinatura do protocolo decorre no próximo dia 30, pelas 14h30, no pólo do CNC, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
No sentido de aproximar a ciência da comunidade e de promover uma maior divulgação e consciencialização da sociedade para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a APELA e o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) assinam um protocolo no próximo dia 30 de Janeiro.
Após a cerimónia de assinatura ocorrerá um seminário subordinado ao tema Esclerose Lateral Amiotrófica no Laboratório e na Sociedade, no âmbito do qual serão destacadas algumas das principais preocupações da APELA, associadas à intervenção que desenvolve junto de pessoas com ELA, e apresentado um projeto de investigação intitulado Mito4ALS, pertencente ao grupo de investigação MitoXT- Toxicologia Mitocondrial e Terapêutica Experimental, liderado por Paulo Oliveira.
O projeto, coordenado pela investigadora Filomena Silva, intitula-se Desenvolvimento de novos antioxidantes dirigidos para as mitocôndrias na melhoria do fenótipo da Esclerose Lateral Amiotrófica familiar SOD1. De acordo com o grupo de investigação, o projeto pretende "avaliar o potencial neuroprotetor de novas moléculas dirigidas para a mitocôndrias baseadas em antioxidantes dietéticos, em modelos in vitro e in vivo de ELA, de forma a avaliar a sua eficácia terapêutica. O grupo de investigação visa, desta forma, contribuir para a criação de uma nova abordagem terapêutica para o tratamento da ELA.
Concomitantemente com a investigação científica, o projeto contempla também uma dimensão coincidente com a divulgação e consciencialização da sociedade para a complexa problemática que circunda uma doença como a ELA.
Em entrevista ao Notícias UC, o Presidente do CNC, João Ramalho-Santos, confirma que o "CNC está empenhado em comunicar ciência para benefício da sociedade. A ligação com associações de doentes é crucial para uma consciencialização mais eficiente da sociedade acerca do impacto de doenças. Desta forma, é com grande sentido de responsabilidade que nos associamos à APELA nesta tentativa de aproximar a investigação científica da sociedade”
A promoção de uma maior literacia para a saúde em ELA é uma área que se enquadra na missão da APELA, e que a Associação tem procurado desenvolver, nomeadamente através de iniciativas criadas por ocasião do Dia Mundial da ELA, ou por intermédio de campanhas de comunicação orientadas para dar a conhecer a sintomatologia da doença e as estratégias possíveis para minimizar o seu impacto.
O seminário e a assinatura do protocolo são ações abertas ao público e ocorrem no próximo dia 30 de Janeiro, pelas 14h30, na sede do CNC, localizado no Pólo I (1º andar), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.