O recurso à Comunicação Aumentativa na voz de Armando Mota 

Olá a todos.  

O meu nome é Armando Mota, tenho 52 anos e sou portador, há sensivelmente três anos, de Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida pela sigla ELA.

A variante da ELA, da qual padeço, é a Bulbar, que compromete em primeiro lugar a fala. No entanto e no meu caso concreto, atentos os sintomas, parece me mais um caso de ELA difusa, pois, e em simultâneo, para além da fala comprometeu-me também os membros superiores e inferiores (braços e pernas).

Hoje ainda consigo fazer alguns sons mas sem que ninguém me perceba. Também não consigo utilizar as mãos para nada ou seja estou completamente impossibilitado de comunicar.

Para mim, e sempre o referi, o pior nesta doença seria a impossibilidade de comunicar com as outras pessoas.

No entanto, graças à parceria entre a APELA e a Fundação PT, da qual resultou a disponibilização de equipamentos necessários e fundamentais para atenuar o nosso sofrimento e consequentemente melhorar a nossa qualidade de vida de forma excepcional, o que desde já agradeço, hoje é-me ainda possível continuar a comunicar.

O equipamento é bastante simples de utilizar e possui várias possibilidades de interagir com quem nos rodeia. No meu caso concreto ainda utilizo apenas o rato de cabeça, o qual me permite, através do computador, fazer quase tudo. Consigo navegar na Internet sem dificuldade; entrar nos bancos online e efectuar todo o tipo de operações; controlar as televisões de casa; enviar sms’s; efectuar e receber chamadas (basta ter um telemóvel acoplado) e um conjunto de outras extraordinárias funcionalidades muito importantes para o meu dia a dia.

Não tenho palavras para descrever o quanto me sinto grato por ter a possibilidade de usufruir deste equipamento pois é me dada a possibilidade de não ser tão prisioneiro do meu próprio corpo.

Nunca desistam de nós.

Obrigado à Fundação PT. Obrigado à APELA.

 

Armando Cunha Pereira da Mota

 

Nota: este pequeno texto foi escrito na íntegra com os equipamentos fornecidos pelas supra referidas Associações.