Estão abertas as inscrições para o segundo e último curso de 2018, destinado a cuidadores informais de pessoas com ELA. A ação terá lugar no Fórum Picoas, em Lisboa, nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, conforme programa em anexo.

Em destaque estarão informações genéricas em torno de algumas das principais especificidades que caracterizam a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); a identificação das sequelas mais limitativas e afuncionais que afetam a pessoa com ELA; o apoio à desconstrução de situações de ruptura física e emocional; a demonstração de técnicas de transferência, o apoio às dificuldades que ocorrem ao nível da mobilidade e no que concerne a cuidados básicos em AVD´s (Actividades Vida Diária); informações sobre estratégias que podem contribuir para minimizar recorrências adicionais a esta doença (obstipação, problemas vesicais, desequilíbrio emocional, etc); informações sobre noções básicas no apoio à alimentação em situações de disfagia, problemas de deglutição e/ou alimentação por via alternativa (Sonda nasogástrica/ Gastrotomia Endoscópica Percutânea); e a identificação de necessidades e formas de minimizar eventuais problemáticas ligadas à ausência de comunicação verbal (oral/escrita). 

A frequência é gratuita, mas implica inscrição prévia (com indicação de nome e contacto telefónico) para o endereço comunicacao@apela.pt .

Esta ação insere-se no projeto Chegar a ELA, co-financiado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR I.P., em 2018.

Documentos Associados