A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) acolhe mais uma ação de formação dedicada às abordagens teórica e prática das diversas dimensões que circundam o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e das intervenções terapêuticas responsáveis por minorar o seu impacto e promover uma maior qualidade de vida.
A formação, resultante de uma primeira colaboração entre a UCCI da SCMF e a APELA, terá lugar nas instalações da primeira, nos dias 16 e 17 de Novembro, entre as 9h00 e as 17h45.
Concretizada ao abrigo do projeto 'A Intervenção Multidisciplinar na ELA', co-financiado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR I.P., em 2018, a ação pretende, por intermédio do contacto estabelecido com instituições localizadas fora dos grandes centros, promover a importância de uma resposta multidisciplinar a pessoas com ELA e construir uma rede de colaboração com profissionais de saúde e outros técnicos, que desenvolvam a sua função nessas instituições.
De acordo com as estatísticas mais recentes, há cerca de 800 portugueses diagnosticados com ELA, mas a APELA tem o registo de apenas 207. Importa, também por esta razão, garantir que os doentes que chegam até à APELA mas que, por questões geográficas ou de limitação de recursos, não podem ser diretamente acompanhados nas instalações da Associação, sitas em Lisboa e no Porto, podem igualmente encontrar um apoio em unidades e estruturas locais, com as quais já foi encetado um primeiro contacto, no sentido da promoção de um maior conhecimento, de natureza teórica e empírica, sobre as problemáticas que se cruzam e entrecruzam no processo de progressão de uma patologia com as características da ELA.
O programa da ação de formação (em anexo), destina-se unicamente a profissionais de saúde e contempla intervenções conduzidas pelas áreas da fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia da fala, com destaque, no seguimento desta última, para a abordagem dos Sistemas Aumentativos de Comunicação (SAC), recursos aos quais a pessoa com ELA poderá recorrer, numa determinada fase da doença, em virtude das alterações que ocorrem ao nível da fala.
A frequência é gratuita, mas implica o preenchimento do formulário de inscrição disponível aqui: https://goo.gl/xyLEj4 .
Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, contacte-nos para: comunicacao@apela.pt .
Esta ação de formação integra-se no projeto A Intervenção Multidisciplinar na ELA, co-financiado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR I.P., em 2018.