APCP e APELA estreitam laços com primeiro workshop sobre Cuidados Paliativos na Pessoa com ELA
Decorreu no passado dia 15 de Setembro o primeiro workshop desenvolvido entre a APELA e a APCP, subordinado à abordagem dos cuidados paliativos na pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
A ação teve lugar na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, e nela foram abordadas não só as necessidades paliativas, psicológicas e espirituais da pessoa com ELA, mas também as questões associadas à sua comunicação. Esta última, foi desenvolvida pela terapeuta da fala da APELA, Margarida Oliveira, através de uma primeira exposição de natureza teórica e, mais tarde, por intermédio de uma demonstração prática de diversos Sistemas Aumentativos de Comunicação (SAC), responsáveis por garantir uma comunicação eficaz e inteligível entre a pessoa com ELA e o seu interlocutor, em qualquer contexto. Esta é uma área em torno da qual há ainda um desconhecimento generalizado, que se reflete na fluidez com a qual os doentes acedem a esta informação e iniciam, de uma forma consciente, o treino com recurso a Sistemas Aumentativos de Comunicação (SAC).
Também em destaque na segunda parte deste workshop, estruturado por um conjunto de bancas práticas, esteve a abordagem aos apoios respiratórios, aos cuidados alimentares na pessoa com ELA e, também um destaque para a importância das mobilizações e posicionamentos, que assumem um papel fundamental no cuidado da pessoa com ELA, nomeadamente no momento de evitar o desenvolvimento de úlceras de pressão ou dores provocadas pela hipomobilidade. Este e outros temas adjacentes, foram aprofundados na sua natureza teórica e prática por parte do fisioterapeuta da APELA, Filipe Gonçalves.
A ação contou com cerca de 18 pessoas inscritas, entre médicos, terapeutas da fala, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. O número de formandos permitiu um acompanhamento mais personalizado e atento, sobretudo em contexto prático.