Estão abertas as inscrições para o segundo curso destinado a cuidadores formais de pessoas com ELA, agendado para o próximo dia 19 de Outubro e com lugar no Fórum Picoas, em Lisboa.

Com uma estrutura programática constituída por uma componente de natureza teórica e outra de teor eminentemente prático, este curso pretende garantir que os cuidadores formais de pessoas com ELA estão munidos dos conhecimentos necessários para garantir uma resposta atempada e dirigida às necessidades manifestadas pela pessoa que acompanham diariamente.

A estrutura programática, em anexo, começa por traçar um retrato estrutural sobre as características da ELA e os seus impactos, sobre o papel e deveres do cuidador, bem como sobre os cuidados que deverão ser tidos para salvaguardar a higiene e o conforto da pessoa com ELA. Após uma primeira abordagem de cariz teórico, transitar-se-á para uma componente prática, através da qual os formandos terão a oportunidade de simular situações nas quais sejam confrontados com a necessidade de proceder a mobilizações, transferências ou à experimentação de equipamentos responsáveis por salvaguardar a ventilação não-invasiva. No âmbito comunicacional, haverá igualmente um espaço para a informação e experimentação de Sistemas Aumentativos de Comunicação (SAC), bem como um momento de consciencialização para a sua adaptabilidade ao estadio e contexto nos quais o doente se encontra. A segunda parte da ação contará também com um tópico dedicado à alimentação oral e alternativa.

A frequência é gratuita mas implica o preenchimento prévio do formulário de inscrição, disponível aqui: https://goo.gl/3icxN9 .

Este curso é realizado ao abrigo do projeto Viver com ELA, co-financiado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR I.P., em 2018.

Dia: 19 de Outubro

Hora: 8h45 - 18h 

Local: Fórum Picoas, Lisboa

Frequência Gratuita mediante inscrição prévia, através do preenchimento do formulário disponível, aqui: https://goo.gl/3icxN9 .

Mais informações: comunicacao@apela.pt .

 

Documentos Associados