A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) participa no II Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas, organizado pela Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN). O evento tem lugar no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, nos dias 26 e 27 de Outubro.

Centrado no tema “Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica”, a segunda edição deste Congresso pretende promover uma maior partilha de conhecimento sobre áreas de intervenção muito específicas. De acordo com a Presidente da APARSIN, Raquel Guerra, o congresso visa, através de uma "abordagem multidimensional", promover a partilha de "estudos científicos, práticas clínicas, terapêuticas e metodologias de intervenção, focadas em doenças neurodegenerativas que afetam cada vez mais pessoas a nível mundial".

A APELA estará presente nesta segunda edição do Congresso com comunicações e workshops alusivos a áreas de intervenção como a nutrição, a fisioterapia e a terapia da fala.

No dia 26, a terapeuta da fala, Marta Pinto, abre o primeiro dia do Congresso com um workshop subordinado à "abordagem multidisciplinar da avaliação, intervenção da fala e deglutição no doente com ELA". No mesmo dia, mas em colaboração com a Engenheira Biomédica, Sara Rodrigues, a comunicação na pessoa com ELA surge novamente destacada com o mote "ComunicA(r)Te - A Comunicação e a Arte de ser Entendido".

No dia 27, a nutrição na ELA e os desafios sentidos por parte dos profissionais desta área, são expostos na voz do nutricionista Diogo Catita, precedido pelo fisioterapeuta Filipe Gonçalves, que intervém com uma comunicação direcionada à abordagem do envolvimento respiratório na ELA. 

Para além das comunicações supramencionadas, a APELA participará também numa mostra social,  no âmbito da qual apresentará a ELA e a APELA, ao público presente no congresso. A abordagem planeada no contexto desta mostra social, será de natureza expositiva e demonstrativa. Pretende-se, através desta última via, promover a experimentação in loco e o contacto direto com as Tecnologias de Apoio à Comunicação (TaC) e com os equipamentos utilizados para o cuidado respiratório. 

A cerimónia de encerramento ocorre pelas 17h30, fechando dois dias daquela que é uma iniciativa comprometida na promoção de um maior conhecimento sobre duas patologias frequentemente confundidas e em torno das quais há ainda um desconhecimento generalizado.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas aqui.

Portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica e Esclerose Múltipla não pagam mas deverão formalizar a sua inscrição e apresentar o comprovativo clínico.

Mais informações em: http://cidn2018.aparsin.pt/ .