A prevenção de complicações secundárias provenientes do défice nutricional e desidratação, decorrentes da evolução da doença, exigem cuidados específicos e uma avaliação nutricional adequada.
Por esta razão e para colmatar aquela que é uma necessidade identificada por doentes, cuidadores e profissionais de saúde, a APELA avança em Abril com um apoio nutricional, que visa possibilitar uma intervenção adequada, que proporcione à pessoa com ELA uma melhoria do seu estado nutricional e, consequentemente, da sua qualidade de vida.
A consulta de nutrição, não se destina só ao doente mas também ao seu cuidador, pois a progressão da doença pode implicar uma maior dependência. Assim, serão disponibilizadas dicas e “ferramentas” essenciais para que ocorra uma nutrição adequada.
Na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a perda de peso corporal, demonstra a necessidade de apoio nutricional precoce e específico a cada estágio da doença. O controlo Nutricional através do ajuste alimentar ou suplementação nutricional apresenta ótimos benefícios tanto para portadores da doença como para cuidadores.
O suporte nutricional pode retardar a perda de peso e consequentemente a atrofia muscular. As vias alternativas de alimentação para os pacientes com ELA incluem maioritariamente a suplementação ou tube feeding (por exemplo PEG – Gastrostomia Endoscópica Percutânea).
Na consulta de nutrição, são identificados distúrbios nutricionais através de uma avaliação do estado nutricional o mais completa possível.
As consultas de nutrição na APELA, não são isoladas das outras áreas de saúde. A nutrição trabalha em conjunto com a Terapia da Fala, a Fisioterapia e a Psicologia, no sentido de garantir uma abordagem correta e otimizar os resultados.
A marcação de cada consulta pode ser feita presencialmente, nas instalações da APELA, em Lisboa, por telefone ou via e-mail:
Nas instalações da APELA: Rua Al Berto, Lote 18, Lojas A e B, 1900-918, Lisboa
Por telefone: 218 491 756
Por e-mail: psicologia.lisboa@apela.pt