A Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (TOM Porto), aprova projeto para o qual a APELA contribuiu através do lançamento de um desafio, que consistiu no desenvolvimento de uma nova e mais eficaz ortótese para o pé, com avanços ao nível da estabilização dinâmica funcional.
O projeto foi desenvolvido no âmbito das Jornadas SUPERA 2017, nas quais a APELA foi acolhida por uma equipa de engenheiros e investigadores da Universidade do Algarve, que dispuseram de apenas 3 dias para desenhar e desenvolver um protótipo para uma ortótese funcional para o pé que permitisse concretizar dois dos seguintes objetivos:
1) Maior estabilidade na marcha (com reajuste na transferência do peso, e controlo do pé pendente);
2) Ser activada/desactivada à distância possibilitando, selectivamente, a flexão do pé (importante por ex.: quem quer conduzir).
Um projecto ambicioso, que exigiu o recurso ao trabalho em equipa para tornar possível o desenvolvimento bem sucedido deste protótipo.
A APELA deixa um agradecimento especial a toda a equipa da Orthonics, representada por:
- Prof. João Guerreiro;
- Prof. Adriana Cavaco;
- Andriy Stets;
- Lúcia Ferreira;
- Mariana Maia;
- Pedro Ferreira;
- Ricardo Veiga.
Sobre o TOM: Porto
TOM: Porto – Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade: Nesta atividade, equipas multidisciplinares são desafiadas a desenvolver soluções tecnológicas e de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais durante o período das jornadas.
Pretende-se com esta ação promover a criatividade, inovação, cooperação multidisciplinar e a cultura científica na área, demonstrando ao mesmo tempo que profissionais de diferentes especialidades e utilizadores têm capacidade para, em conjunto, contribuírem para o desenvolvimento de respostas a necessidades de pessoas com deficiência e idosos.
Mais informações em: http://supera.org.pt