Campanha publicitária apela à criação de mais apoios para os cerca de 800 portugueses diagnosticados com ELA
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) lança campanha publicitária com o propósito de consciencializar os portugueses para o impacto provocado pelo diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Através de um anúncio criado pela agência DDB e produzido pela produtora ZOF, subordinado ao mote ‘A pessoa com ELA não tem tempo a perder’, pretende-se informar a sociedade sobre a importância de desbloquear processos, que impedem a criação de apoios responsáveis por melhorar a qualidade de vida de pessoas com ELA.
O anúncio parte de projetos de vida idealizados por pessoas sem qualquer doença para explicar que o diagnóstico de ELA pode comprometer a concretização de planos a curto ou médio prazo. O motivo prende-se não só pelo prognóstico de vida limitado, que oscila em média entre os 2 e os 5 anos, mas também pelas especificidades da patologia, que podem conduzir a um estado de dependência total, com o consequente aprisionamento da pessoa no seu próprio corpo.
A ELA é uma doença neurodegenerativa, de causas indefinidas e ainda sem cura, que se caracteriza pela atrofia e pela fraqueza muscular progressivas e que afeta cerca de 800 pessoas em Portugal. Atualmente existe um único fármaco capaz de atrasar a progressão da doença, em até três meses. A fisioterapia, a reabilitação respiratória, a psicologia ou a terapia da fala, são algumas das abordagens terapêuticas possíveis e com impacto positivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar destes doentes. Também os produtos de apoio à comunicação e à deslocação são equipamentos fundamentais no momento de colmatar as dificuldades associadas ao comprometimento das regiões bulbar, abdominal e toráxica.
A campanha é divulgada durante o período que coincide com a entrega das declarações de IRS, um meio através do qual os portugueses podem contribuir para ajudar pessoas diagnosticadas com ELA, consignando 0.5% do seu IRS a uma Instituição Particular de Solidariedade Social como a APELA, sem que isso implique um custo acrescido para o contribuinte.