AS NOSSAS NOTÍCIAS

22
JUN
APELA
Da Luta contra a ELA
Por ocasião do Dia Mundial da ELA, o Porto Canal foi às instalações da APELA, em Lisboa, para conhecer de que forma se manifesta a Esclerose Lateral Amiotrófica e qual o seu impacto sobre aqueles que por ela são afetados. O vídeo que partilhamos consigo destaca o testemunho de Edson Silva (56 anos) diagnosticado com ELA há cerca de 2 anos. Para aceder à reportagem televisiva, por favor, clique aqui.
Da Luta contra a ELA
21
JUN
APELA
Até que o som acabe | Esclerose Lateral Amiotrófica: Dia Mundial | 2 anexos
‘Esclerose Lateral Amiotrófica: Dia Mundial’, é uma iniciativa promovida pela APELA e assinalada, anualmente, a 21 de Junho. Neste dia, pretende-se reunir doentes, cuidadores, académicos e profissionais de saúde com experiência nesta área de atuação com o propósito de despertar consciências e de promover uma maior literacia para a saúde em ELA. Através de um evento de cariz marcadamente social e humanitário, organiza-se uma discussão concertada em torno da sintomatologia, terapêutica existente e perspetivas futuras em termos de novos tratamentos que se assumam diferenciadores no atraso da progressão da doença. O Dia Mundial da ELA une, desta forma, a dimensão clínica e académica à informalidade de um momento onde um dos cinco sentidos emerge desbloqueado. À semelhança dos moldes nos quais se ergueu a iniciativa do ano anterior (subordinada ao mote ‘Para que não passemos por ELA sem a ver, sem a compreender’); em 2016 a APELA privilegia o sentido auditivo e destaca o som enquanto móbil norteador e impulsionador de novas formas de ser e de estar na vida, ávidas por se firmarem numa (re)aprendizagem constante, que emerge necessária numa doença onde a fraqueza muscular aprisiona o próprio corpo, mantendo intacta a sensibilidade e o intelecto.
At que o som acabe | Esclerose Lateral Amiotrfica: Dia M...
01
JUN
APELA
A Importância dos Ensaios Clínicos
De acordo com a Agência Europeia de Medicamento (EMA), todos os anos são autorizados cerca de 4000 Ensaios Clínicos no Espaço Económico Europeu (EEE). No vídeo que partilhamos consigo, a APIFARMA explica a importância destes ensaios no desenvolvimento de terapêuticas personalizadas e na descoberta de medicamentos que permitam corresponder às necessidades dos doentes. Recordamos que o ensaio clínico baseado na utilização do fármaco Masitinib para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) teve resultados positivos e vai avançar para uma terceira fase. Os resultados conclusivos deste ensaio serão divulgados no primeiro trimestre de 2017. ‪
A Importncia dos Ensaios Clnicos
18
MAI
APELA
Em estudo: Masitinib no tratamento da ELA | 2 anexos
A farmacêutica AB Science anuncia que o ensaio clínico baseado na utilização do fármaco Masitinib para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) teve resultados positivos e, por esse motivo, vai ter continuidade. O avanço para aquela que será a sua terceira fase, implicará a avaliação da segurança e da eficácia do fármaco Masitinib no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Em estudo: Masitinib no tratamento da ELA
17
MAI
APELA
Comunicado | Professor Doutor Mamede de Carvalho | 1 anexo
Nota de esclarecimento a propósito de um ensaio clínico baseado no implante de células da mucosa olfactiva na zona lesada de doentes com traumatismo crónico da medula espinhal, na perspectiva de uma recuperação funcional. O documento em anexo é da autoria do Professor Doutor Mamede de Carvalho, Presidente do Conselho Científico da APELA. Para ler o comunicado integral, por favor, clique aqui: http://apela.pt/noticia/102/comunicado__mamede_de_carvalho__presidente_do_conselho_cient%C3%ADfico_da_apela
Comunicado | Professor Doutor Mamede de Carvalho

Últimas Notícias

24
ABR
APELA
ELA sem tempo a perde...
06
ABR
APELA
AB Science anuncia re...
31
MAR
APELA
ELA na Antena 1 | Um ...