AS NOSSAS NOTÍCIAS

13
DEZ
APELA
Mamede de Carvalho premiado com The International Alliance Forbes Norris Award | 1 anexo
O neurologista português, Professor Doutor Mamede de Carvalho, é distinguido com o The International Alliance Forbes Norris Award – um prémio anual patrocinado pela International Alliance of ALS/MND Associations e pela Forbes Norris MDA/ALS Research & Treatment Center –, pela longa carreira científica e clínica dedicada ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Mamede de Carvalho premiado com The International Alliance...
18
NOV
APELA
Lusovu realiza testes em óculos que permitem comunicar através do olhar
As tecnologias de apoio à comunicação são fundamentais na melhoria da qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com ELA e são várias as soluções especiais que, atualmente, permitem comunicar mesmo em situações em que as limitações motoras são extremas. O EyeSpeak​ - comumente conhecido como um par de óculos em cujas lentes é projetado um ecrã com um teclado virtual - permite comunicar e interagir com o mundo sem que seja necessário o recurso a um portátil ou tablet. A LusoVU​, empresa portuguesa responsável pela produção deste equipamento, está a fazer testes neste produto de apoio e procura pessoas diagnosticadas com ELA, que estejam disponíveis e recetivas à experimentação deste produto. Os testes têm a duração estimada de 3 horas e podem ser realizados no local mais conveniente para o doente. O agendamento do teste e o esclarecimento de qualquer dúvida pode ser feito com Teresa Nicolau, através do número 21 116 50 20 .
Lusovu realiza testes em culos que permitem comunicar atr...
17
NOV
APELA
Entrevista Professor Doutor Mamede de Carvalho
No seguimento da confirmação da continuidade de Portugal num estudo genético sobre as causas que poderão estar na origem da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Professor Doutor Mamede de Carvalho explica, em entrevista à APELA, os pressupostos nos quais se ergue o Projeto MiNE, a importância que esta investigação pode ter no avanço para uma maior compreensão dos mecanismos celulares responsáveis pela morte neuronal, e as perspetivas futuras relativamente a novos medicamentos.
Entrevista Professor Doutor Mamede de Carvalho
15
NOV
APELA
Tuna Universitária do ISPA atua por ELA
No seguimento de uma atuação no Museu do Fado, com o propósito de criar um filme solidário que será apresentado no Festival de Tunas de Viseu, a ActuaTuna - Tuna Universitária do ISPA-IU doou o montante angariado à APELA e improvisou uma breve atuação nas instalações da Associação, que surpreendeu positivamente um dos doentes acompanhados no gabinete de fisioterapia da APELA. Clique aqui, para assistir ao vídeo ilustrativo deste momento.
Tuna Universitria do ISPA atua por ELA
14
NOV
APELA
Portugal confirma continuidade no Projeto MiNE
Portugal confirma continuidade na participação de um estudo genético sobre a origem da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), através do envio de um conjunto de amostras de ADN de doentes portugueses para o Projeto MiNE. A continuidade deste compromisso é assegurada através das sinergias criadas entre o Instituto de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM), o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA). A congregação do conjunto de amostras de ADN de doentes portugueses, foi resultado de um investimento de cerca de 100 000€ (cem mil euros), uma verba coletada pela APELA, através de donativos cedidos por entidades particulares e coletivas, no âmbito da campanha internacional Ice Bucket Challenge, e por intermédio do acolhimento de diversas iniciativas de angariação de fundos, conduzidas por sócios da APELA.
Portugal confirma continuidade no Projeto MiNE

Últimas Notícias

02
NOV
APELA
APELA participa na No...
21
OUT
APELA
A generosidade entre ...
19
OUT
APELA
Conheça a nova Presta...