AS NOSSAS NOTÍCIAS

03
JAN
APELA
Taxas devidas por juntas médicas alteradas com OE 2017
Foi publicada, em Diário da República, a Lei n.º 42/2016, que aprova o Orçamento do Estado (OE) para o ano de 2017. O diploma altera as taxas devidas por atos de saúde pública, no que concerne a juntas médica, reduzindo para metade o valor do atestado multiuso de incapacidade em junta médica e do atestado em junta médica de recurso. Saiba mais aqui ou em www.dre.pt .
Taxas devidas por juntas mdicas alteradas com OE 2017
17
DEZ
APELA
Comunicado | Assembleia Geral Ordinária 17-12-2016 | 3 anexos
No próximo dia 17 de Dezembro de 2016, pelas 15h00, terá lugar nas instalações da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), sita na Rua Al Berto, Lote 18, Lojas A e B, 1900-918 Lisboa (com entrada pela Rua Wanda Ramos) uma reunião ordinária, cuja ordem de trabalhos contemplará a apresentação e votação do plano de atividades para 2017;a leitura e votação do Parecer do Conselho Fiscal;a apresentação e a votação do orçamento para 2017.
Comunicado | Assembleia Geral Ordinria 17-12-2016
13
DEZ
APELA
Mamede de Carvalho premiado com The International Alliance Forbes Norris Award | 1 anexo
O neurologista português, Professor Doutor Mamede de Carvalho, é distinguido com o The International Alliance Forbes Norris Award – um prémio anual patrocinado pela International Alliance of ALS/MND Associations e pela Forbes Norris MDA/ALS Research & Treatment Center –, pela longa carreira científica e clínica dedicada ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Mamede de Carvalho premiado com The International Alliance...
18
NOV
APELA
Lusovu realiza testes em óculos que permitem comunicar através do olhar
As tecnologias de apoio à comunicação são fundamentais na melhoria da qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com ELA e são várias as soluções especiais que, atualmente, permitem comunicar mesmo em situações em que as limitações motoras são extremas. O EyeSpeak​ - comumente conhecido como um par de óculos em cujas lentes é projetado um ecrã com um teclado virtual - permite comunicar e interagir com o mundo sem que seja necessário o recurso a um portátil ou tablet. A LusoVU​, empresa portuguesa responsável pela produção deste equipamento, está a fazer testes neste produto de apoio e procura pessoas diagnosticadas com ELA, que estejam disponíveis e recetivas à experimentação deste produto. Os testes têm a duração estimada de 3 horas e podem ser realizados no local mais conveniente para o doente. O agendamento do teste e o esclarecimento de qualquer dúvida pode ser feito com Teresa Nicolau, através do número 21 116 50 20 .
Lusovu realiza testes em culos que permitem comunicar atr...
17
NOV
APELA
Entrevista Professor Doutor Mamede de Carvalho
No seguimento da confirmação da continuidade de Portugal num estudo genético sobre as causas que poderão estar na origem da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Professor Doutor Mamede de Carvalho explica, em entrevista à APELA, os pressupostos nos quais se ergue o Projeto MiNE, a importância que esta investigação pode ter no avanço para uma maior compreensão dos mecanismos celulares responsáveis pela morte neuronal, e as perspetivas futuras relativamente a novos medicamentos.
Entrevista Professor Doutor Mamede de Carvalho

Últimas Notícias

24
ABR
APELA
ELA sem tempo a perde...
06
ABR
APELA
AB Science anuncia re...
31
MAR
APELA
ELA na Antena 1 | Um ...